A notícia do dia até ao momento.
Mário Lino em artigo de opinião no Diário Económico
“Falta de informação sobre Ota e TGV é mentira descarada”
Segundo o PortugalDiário, encontra-se também o seguinte:
«OTA já tem estudo de impacto ambiental», diz ministro
Vamos por partes.
1. Mário Lino saiu da toca para sair em defesa do executivo e afirma que já há um estudo ambiental no qual se baseia o governo. Pois bem, antes eram 70 estudos, como eu já tinha referido através de uma ligação do PortugalDiário aqui. Agora já é só 1? Qualquer versado em aritmética de primária nota que há aqui um factor de x70 que é difícil de ocultar por artes mágicas.
Quem é o demagogo deturpador afinal, Sr. Mário Lino?
2. Um estudo ambiental. Onde raio é que já se viu uma obra da dimensão da OTA ser apoiada por um “estudo ambiental”? Vamos medir o impacto que isto tem no ambiente…se estiver em go state prosseguimos. Não faz mal que os portugueses não queiram (e questionem) ou que custe quase 9% (como refere o JN para TGV+ OTA) do orçamento do Estado. Afinal de contas o estudo ambiental diz que está tudo perfeito.
Quem é o demagogo deturpador afinal, Sr. Mário Lino?
3. A abrangência deste estudo de “impacto ambiental” surpreende-me. Chama-se estudo de impacto ambiental mas incrivelmente também é um estudo de impacto social, económico, de tráfego e de localizações alternativas! Um estudo tão completo realmente despensa os outros 69. Então para que foram feitos os outros 69? (se alguma vez foram feitos) – para diversão da administração pública e para ter mais uma desculpa para sobrecarregar as contas do Estado? Afinal de contas, não é o “Estado” que paga.
Quem é o demagogo deturpador afinal, Sr. Mário Lino?
4. O ministro refere que foram elaboradas, e passo a citar, “diversas audiências públicas e sessões de trabalho, foram distribuídos milhares de folhetos informativos e enviados relatórios e informações para numerosas entidades”. Pois bem, onde estão eles, então?
Quem é o demagogo deturpador afinal, Sr. Mário Lino?
5. Os documentos estiveram disponíveis no Instituto do Ambiente. Diz bem. Porque de momento a única coisa que responde a uma pesquisa por “OTA” é um documento chamado de “Regime Legal sobre a Poluição Sonora” que nada discute acerca dos parâmetros desta obra. E se o estudo existe mesmo porque não voltar a pô-lo? O governo dá a sensação de um rapazinho mimado. “Ah não viram quando eu o tinha lá, agora não mostro, não mostro e não mostro”.
Quem é o demagogo deturpador afinal, Sr. Mário Lino?
6. O argumento mais estúpido de todos. Citando:
Pura demagogia, pura demagogia. Na sua visão do mundo se não aceitamos as decisões infundadas do Estado é porque não temos ambição e questionamos a capacidade de ultrapassar as nossas dificuldades. Então e que tal se propusermos retirar o seu ordenado e a sua reforma? A menos que diga que sim (o que muito duvido) também podemos dizer que é uma falta de ambição sua porque não quer permitir que os contribuintes tenham o direito de pagar menos impostos. Mas claro que não … seria falta de ambição nossa exigir tal coisa, não é verdade? As acções do Estado são sempre auto-justificáveis com esse argumento. O problema é que para aceitar isso temos que assumir que o Estado quer o que é melhor para nós, coisa que é muito difícil de ver ou sequer entender.
Quem é o demagogo deturpador afinal, Sr. Mário Lino?
7. Mário Lino refere a «insistente mistificação sobre a pretensa inexistência ou a pretensa falta de divulgação de dados e informações sobre os estudos que o Governo se fundamentou para avançar com o projecto do novo aeroporto». Tem provas em contrário? Não somos nós que as estamos a ocultar. É curioso (para não dizer pior) que o governo queira ESCONDER informação das pessoas.
Que digo eu? Afinal de contas não há nada para esconder.
Mário Lino em artigo de opinião no Diário Económico
“Falta de informação sobre Ota e TGV é mentira descarada”
Segundo o PortugalDiário, encontra-se também o seguinte:
«OTA já tem estudo de impacto ambiental», diz ministro
A decisão de construir o novo aeroporto internacional na Ota está suportada por um estudo de impacto ambiental elaborado em 1999, afirma o ministro das Obras Públicas num artigo de opinião publicado esta quinta-feira no Diário Económico
Vamos por partes.
1. Mário Lino saiu da toca para sair em defesa do executivo e afirma que já há um estudo ambiental no qual se baseia o governo. Pois bem, antes eram 70 estudos, como eu já tinha referido através de uma ligação do PortugalDiário aqui. Agora já é só 1? Qualquer versado em aritmética de primária nota que há aqui um factor de x70 que é difícil de ocultar por artes mágicas.
Quem é o demagogo deturpador afinal, Sr. Mário Lino?
2. Um estudo ambiental. Onde raio é que já se viu uma obra da dimensão da OTA ser apoiada por um “estudo ambiental”? Vamos medir o impacto que isto tem no ambiente…se estiver em go state prosseguimos. Não faz mal que os portugueses não queiram (e questionem) ou que custe quase 9% (como refere o JN para TGV+ OTA) do orçamento do Estado. Afinal de contas o estudo ambiental diz que está tudo perfeito.
Quem é o demagogo deturpador afinal, Sr. Mário Lino?
3. A abrangência deste estudo de “impacto ambiental” surpreende-me. Chama-se estudo de impacto ambiental mas incrivelmente também é um estudo de impacto social, económico, de tráfego e de localizações alternativas! Um estudo tão completo realmente despensa os outros 69. Então para que foram feitos os outros 69? (se alguma vez foram feitos) – para diversão da administração pública e para ter mais uma desculpa para sobrecarregar as contas do Estado? Afinal de contas, não é o “Estado” que paga.
Quem é o demagogo deturpador afinal, Sr. Mário Lino?
4. O ministro refere que foram elaboradas, e passo a citar, “diversas audiências públicas e sessões de trabalho, foram distribuídos milhares de folhetos informativos e enviados relatórios e informações para numerosas entidades”. Pois bem, onde estão eles, então?
Quem é o demagogo deturpador afinal, Sr. Mário Lino?
5. Os documentos estiveram disponíveis no Instituto do Ambiente. Diz bem. Porque de momento a única coisa que responde a uma pesquisa por “OTA” é um documento chamado de “Regime Legal sobre a Poluição Sonora” que nada discute acerca dos parâmetros desta obra. E se o estudo existe mesmo porque não voltar a pô-lo? O governo dá a sensação de um rapazinho mimado. “Ah não viram quando eu o tinha lá, agora não mostro, não mostro e não mostro”.
Quem é o demagogo deturpador afinal, Sr. Mário Lino?
6. O argumento mais estúpido de todos. Citando:
(…) todos os argumentos «têm valido para se tentar manter o clima depressivo criado no país desde 2002 e para se lançar a dúvida na sociedade portuguesa e na sua ambição e capacidade para ultrapassar as actuais dificuldades» (…)
Pura demagogia, pura demagogia. Na sua visão do mundo se não aceitamos as decisões infundadas do Estado é porque não temos ambição e questionamos a capacidade de ultrapassar as nossas dificuldades. Então e que tal se propusermos retirar o seu ordenado e a sua reforma? A menos que diga que sim (o que muito duvido) também podemos dizer que é uma falta de ambição sua porque não quer permitir que os contribuintes tenham o direito de pagar menos impostos. Mas claro que não … seria falta de ambição nossa exigir tal coisa, não é verdade? As acções do Estado são sempre auto-justificáveis com esse argumento. O problema é que para aceitar isso temos que assumir que o Estado quer o que é melhor para nós, coisa que é muito difícil de ver ou sequer entender.
Quem é o demagogo deturpador afinal, Sr. Mário Lino?
7. Mário Lino refere a «insistente mistificação sobre a pretensa inexistência ou a pretensa falta de divulgação de dados e informações sobre os estudos que o Governo se fundamentou para avançar com o projecto do novo aeroporto». Tem provas em contrário? Não somos nós que as estamos a ocultar. É curioso (para não dizer pior) que o governo queira ESCONDER informação das pessoas.
Que digo eu? Afinal de contas não há nada para esconder.
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