Pages

Thursday, January 19, 2006

Feliz acto eleitoral, senhor contribuinte *


Eleições presidenciais custam 12 milhões de euros

"Despesas dispararam 60 por cento em relação às eleições de 2001, que resultaram na reeleição de Sampaio. Maior fatia do orçamento vai para tempos de antena e pagamento a 60 mil colaboradores.

As eleições presidenciais do próximo dia 22 de Janeiro vão custar cerca de 12 milhões de euros aos contribuintes. As contas foram feitas pelo Correio da Manhã e divulgadas na sua edição de sábado.

Segundo o jornal, a estrutura que gere a máquina eleitoral aponta para um orçamento de despesas directas de 10,5 milhões de euros, mas nem todos os custos estão aqui incluídos."
Fazendo as contas em termos da população activa em Portugal, cada trabalhador contribuiu com aproximadamente 2,16€ para esta eleição. Se a abstenção nestas eleições for semelhante à da eleição de 2001, 50,29% do eleitorado nem sequer irá votar. Seja inteligente. Resolva este assunto à 1ª volta. A ameaça de ouvir Mário Soares durante mais duas semanas também deveria ajudar.

---

* Título descaradamente inspirado nestes dois artigos do Bz n'O Insurgente, ainda que não à altura das dimensões financeiras destes originais.

No comments: