Pages

Thursday, February 02, 2006

Back on the road

Ao que parece, o que eu disse aqui há uns meses já não faz muito sentido. Há novidades linguísticas.

Dicionário de Termos Europeus lançado hoje em Lisboa

"Um Dicionário de Termos Europeus, que reúne cerca de 500 definições e conta com a participação de cerca de 40 especialistas, será lançado esta quinta-feira, no centro de informação europeia Jacques Delors, em Lisboa.

(...)

O dicionário, com a chancela da Alêtheia Editores, aborda diversos temas que têm como denominador comum a Europa e a União Europeia e destina-se a esclarecer «um sem-número de termos utilizados na chamada linguagem europeia», bem como iniciais e siglas, indica a editora em comunicado.

Numa nota prévia, Carlos Coelho justifica a necessidade de um dicionário que decifre o «europês», observando que «constatar e reclamar do afastamento entre os cidadãos e a construção europeia se tornou já um lugar-comum»."

Os governos europeus aparentam estar extremamente dedicados à causa da união dos povos europeus. Só é pena que este tenha sido o continente que mais guerras viu ao longo da História. Só é pena que todos estes burocratas não entendam que aqueles que tentaram colocar a Europa sobre uma só mão acabaram em maus lençóis, arrastando as sociedades que tentam unir com eles. Cada vez mais, o título e o conteúdo deste blogue se vão tornando mais reais, palpáveis e alarmantes.



Quanto tempo teremos de esperar até que seja definida uma "língua oficial europeia"?

No comments: