Pages

Tuesday, February 07, 2006

Abracadabra

Captar investimentos



"Governo chinês facilita instalação de empresas estrangeiras

A China recebeu no ano passado 60,3 mil milhões de dólares (49,8 mil milhões de euros) de investimento estrangeiro directo, uma descida ligeira em relação a 2004, quando cresceu 13 por cento.

As empresas de capital estrangeiro que pretendam instalar-se na China vão deixar de precisar de uma autorização do ministério do Comércio a partir do dia 1 de Março, revelou a agência noticiosa chinesa Xinhua.

De acordo com um decreto governamental, citado pela agência chinesa, os departamentos comerciais locais e autoridades das zonas de desenvolvimento poderão passar a autorizar directamente a instalação de empresas estrangeiras.

(...)

O decreto publicado em Pequim sublinha que deixa de estar sujeita a autorização do Governo a instalação de empresas de comércio grossista, e de pequenas e médias empresas retalhistas.

Desde que aderiu à Organização Mundial do Comércio, em 2001, a China tem vindo a tomar medidas para abrir o seu mercado a empresas estrangeiras.

(...)

O Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu 9,9 por cento em 2005, em comparação com 2004, e atingiu os 1.85 mil milhões de euros."

A desagregação da muralha que bloqueia a abertura de mercados e a diminuição da regulação empresarial gera fluxo de capitais, investimento (nacional e estrangeiro) e cria riqueza. Será magia? Não. Chama-se capitalismo.

No comments: