Pages

Friday, March 03, 2006

Estaline era bom físico

Recebi hoje um e-mail que me avisa acerca de uma nova série de conferências que terão lugar no Centro Multidisciplinar de Astrofísica (CENTRA) do Instituto Superior Técnico (IST) durante o mês de Março:

«O Minicurso "Physics in the Twentieth Century" decorrerá no IST de 6 a 16 de Março próximo e é organizado pelo CENTRA-Centro M. de Astrofisica do IST. As palestras serão proferidas pelo Professor Alexei Kojevnikov, Professor na University of Georgia (Athens, EUA) e investigador do Institute for History of Science and Technology de Moscovo, que se desloca ao IST a convite do CENTRA.
As datas e títulos das palestras são:

* 6/3 "Einstein, Ehrenfest, and the Meaning of Light Quantum";
* 8/3"World War I and the Invention of Big Science";
* 9/3 "Center on the Periphery: The Copenhagen Network in Theoretical Physics";
* 13/3 "Philosophy in Early Quantum Mechanics: Rhetorical Strategies and Academic Ritual";
* 15/3 "Freedom, Collectivism, and Quasiparticles: Socialist Ideas in Quantum Physics";
* 16/3 Palestra Pública: "The Bomb and the making of Cold War Science".»

Isto não terá nada de incomum excepto se olharmos para os nomes com mais atenção. Será que alguém reparou no título da conferência do dia 15? "Liberdade, colectivismo e quasi-partículas: ideias socialistas em física quântica". Interessante, não?

Depois de ler isto, voltei atrás no texto e fui ver quem era o tal conferencista que ia falar sobre o envolvimento de ideias tão incompatíveis como a liberdade e o socialismo e a sua relação com a mecânica quântica - Prof. Alejei Kojevnikov. O nome não me era estranho mas não me recordou directamente de nada até que continuei a ler o anúncio das conferências e me deparo com a seguinte frase na mensagem que me foi enviada:
"O orador, Doutor Alexei Kojevnikov é um especialista mundial de História da Fisica, Professor na University of Georgia, Athens, EUA e investigador do Institute for History of Science and Technology, Moscow. É ainda autor de várias obras incluindo STALIN'S GREAT SCIENCE: The Times and Adventures of Soviet Physicists"
Quem seguir este blogue há algum tempo, eventualmente, recordar-se-á de uma entrada publicada aqui em Janeiro, precisamente sobre este livro, em que eu mostrava a minha surpresa relativamente ao teor da dita publicação e discutia algumas situações caricatas.

O IST, mais propriamente o CENTRA, não se coíbe de convidar tal professor para dar palestras sobre física. Até aqui não há propriamente nada de mal. O único problema é que Kojevnikov não vem apenas para falar de física. Mais ainda - o IST parece orgulhar-se tanto do professor convidado que em todas as páginas do anúncio do mini-curso mostra que Kojevnikov é autor do "Stalin's Great Science", incluindo até triunfantemente uma pequena imagem para mostrar o gládio e o prazer que sentem em anunciá-lo:



Aquilo que mais me assola o espírito: e andamos todos nós a pagar isto?
Post a Comment