Pages

Sunday, September 10, 2006

Liberdade económica

A parceria Cato Institute/Fraser Institute publicou a sua edição anual do índice de liberdade económica, desta vez referente ao ano de 2004. Os primeiros classificados não se alteraram relativamente ao ano anterior (tanto em termos absolutos como relativos): Hong Kong, Singapura, seguidos da Suiça, NZ e EUA em ex aequo na terceira posição. Em 6º encontram-se o Reino Unido e a Irlanda, que parece continuar a subir na tabela.

Portugal surge este ano na 20º posição, acompanhado por Chipre, Chile, Hungria, o que equivale a uma subida de 14 postos na tabela geral de países, comparativamente a 2003, mas apenas a uma melhoria de 0.3 pontos na classificação em termos absolutos. Para trás ficaram Espanha, França, Noruega, Bélgica e Suécia, embora a diferença com a maioria destes seja somente uma variação de 1 ou 2 décimas. Itália fica a 5 pontos decimais de distância e a Grécia a 6. No fim da tabela, praticamente todo o continente africano e alguns paraísos socialistas para os quais se obtiveram dados (Cuba e Coreia no Norte, por exemplo, não constam da lista).

O índice de liberdade económica da Heritage Foundation parece ter sido também actualizado (via A Arte da Fuga). Aqui, Portugal subiu 0.15 valores para 30º lugar (ultrapassa Espanha) e mantém-se à frente de França, Itália e Grécia. Hong Kong, Singapura e Irlanda lideram. O fim da tabela é ocupado por Myanmar (a antiga Birmânia), Irão e Coreia do Norte.

No comments: