Pages

Tuesday, October 03, 2006

De regresso ao Paleolítico

Portugal excedeu a quota leiteira atribuída

«A infracção cometida por Portugal é apenas uma ínfima parte da produção em excesso dos Estados membros, que somou 1.217.000 toneladas. Este nível de produção excedentária irá corresponder a uma multa de 377 milhões de euros, concentrada em 90 por cento em Itália (610.916 toneladas), na Polónia (295.924 toneladas) e na Alemanha (200.272 toneladas).

República Checa, Espanha, Chipre, Luxemburgo e Áustria completam a lista dos nove Estados membros que superaram as quotas leiteiras que lhes estavam destinadas.

(...)

O leite excedente está no mercado, cabendo agora a cada um dos nove Estados membros que não cumpriram a quota identificar que produtores excederam a quantidade individual de leite.»

Uma alma caridosa que nos explique o que significa uma produção excedentária de leite numa economia que não é de subsistência, em que a intenção dos produtores de leite é produzir para vender e o leite não é um recurso tão abundante que não necessite de ser vendido. Quem desejar implicar que há um excedente de leite terá necessariamente de fornecer uma explicação para o facto de, apesar de ultrapassadas as quotas estabelecidas pela UE, o leite ter sido facilmente vendido sem que os produtores aparentem ter qualquer justificação para, por iniciativa própria, reduzirem os níveis de produção.

No comments: