Pages

Tuesday, October 04, 2005

À Luz de Einstein

Aqui fica o aviso de que abriu a exposição "À Luz de Einstein" organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian. No âmbito do Ano Internacional da Física, em que se comemoram os 100 anos do Annus Marabilis em que Einstein escreveu três artigos que a revolucionaram, aparece aquela que será a segunda e última exposição em território português em 2005. Fica a sensação de que poderia ter sido feito mais pelas entidades académicas que depois olham com desprezo para a população mas em nada ajudam para a sua educação científica.



Em torno do tema da luz e da matéria, a exposição À Luz de Einstein [1905-2005] põe em evidência alguns aspectos dos importantes progressos científicos dos últimos cem anos, sem esquecer os mais significativos marcos do conhecimento científico ao longo dos séculos. Organizada no âmbito do Ano Internacional da Física, a mostra dedica particular atenção a Einstein e aos seus trabalhos de 1905.

Concebida como espaço interactivo, a exposição permite a realização de várias experiências, a observação de fenómenos invulgares e a tomada de consciência de como a física está hoje presente no quotidiano. Computadores, instrumentos sofisticados, espelhos e lentes, diagramas e vídeos, transformam o espaço expositivo num convite à experimentação e à compreensão da revolução operada a partir dos célebres artigos de Einstein publicados em 1905.


Fundação Calouste Gulbenkian

Programa do Ciclo de Colóquios

Mais uma vez se demonstra que as instituições de cariz privado podem fazer muito pela cultura e pela educação. Até mais do que o Estado, como a Gulbenkian já demonstrou diversas vezes.

No comments: