Pages

Tuesday, October 11, 2005

Caminha comigo...ou não

EUA sugerem reduzir em 60% os subsídios à agricultura

Portman anunciou que os EUA estão dispostos a reduzir em 60% as ajudas internas aos agricultores. Uma oferta que foi bem recebida pela União Europeia e imediatamente coberta.

“A UE vai cobrir – e na realidade irá substancialmente além – o corte de 60%, proposto pelos EUA, no apoio que mais distorce o comércio ”, disse o comissário europeu do Comércio, Peter Mandelson, na sessão especial de três dias com 15 países membros da OMC. De facto, a proposta de Bruxelas é reduzir os apoios internos, no mesmo capítulo, em pelo menos 65%, um valor que se inscreve na actual reforma da Política Agrícola Comum (PAC).


---

Ficamos também à espera (com poucas esperanças) de que a UE decida caminhar ainda mais no caminho do capitalismo do que os EUA e decida destruir as quotas de mercado estabelecidas pela PAC. Ou talvez isso seja pedir muito? (Virá o argumento da "protecção dos produtores e mercados nacionais", etc....)

Os agricultores portugueses acham muito mal que os produtos estrangeiros invadam o mercado mas quando Portugal ultrapassa os limites de exportação e os agricultores são forçados a destruir as suas colheitas, revoltam-se. Curioso. "Não exportem mas deixem-nos exportar". Portugal devia ganhar o IgNobel da Economia um destes anos.

No comments: