Pages

Monday, January 02, 2006

Liberalismos ibéricos

Recomendada a leitura total de ambos os artigos. O primeiro é altamente recomendável a todos os que desejem entender melhor a dinâmica de uma sociedade liberal. O segundo, aos que pretendam conhecer um pouco melhor as origens do pensamento liberal. Por estranho que possa parecer aos mais atingidos pelos complexos de inferioridade portugueses, esses primeiros passos foram dados não muito longe daqui, entre Coimbra e Salamanca.

Sobre fumar y otras cosas. Respuestas a un lector (Jorge Valín)

"El mercado lo componen personas, no es una entidad superior al hombre ni una deidad. El liberalismo no es como el marxismo u otras formas de pensamiento colectivistas enfocados a fines teleológicos y superiores como dogma. El liberalismo estudia las actividades terrenales del hombre, no pretende doblegar su moral, su comportamiento ni voluntad."


juan de mariana: um «libertarian» na igreja romana (Rui)

"Juan de Mariana (1536-1624), padre jesuíta espanhol, foi um percursor do liberalismo clássico e, até mesmo, do pensamento «libertarian» norte-americano.

(...)

Juan de Mariana foi um liberal e um percursor dos clássicos e é, também, entre outros, um excelente exemplo para contrariar os fanatismos obscurantistas que pretendem reduzir a instituição que é a Igreja Católica, a sua História e os homens que a fizeram, nas perseguições da Inquisição."

No comments: