Pages

Friday, July 29, 2005

Comutação de propriedade?

Partidos movimentam-se em defesa de 'O Comércio do Porto'

(...)

A esta questão não tem estado alheia a proximidade das autárquicas. Os adversários políticos de Rui Rio (PSD) têm-se manifestado publicamente em defesa do jornal, criticando as escusas do actual presidente da câmara em desenvolver esforço para travar o eventual encerramento.

(...)

Francisco Assis, o candidato socialista, reuniu-se ontem com a direcção do diário e apelou aos empresários do Porto e à cidade para que segurem o título. O líder da distrital do PS/ Porto co-responsabiliza várias câmaras da área metropo- litana por não manifestarem a sua posição, visando em particular Rui Rio, que, em seu entender, "se desligou completamente da questão".

(...)

Para o bloquista, esta iniciativa pode, "pelo seu carácter simbólico, mostrar que estamos atentos e valorizamos aquilo que o Comércio representa" "um exemplo de pluralidade, atento ao jornalismo de investigação, que está a renovar-se e precisa de tempo para apresentar resultados", afirmou.

(...)

O líder da distrital do PSD/Porto, Marco António Costa, também declarou a sua preocupação, lamentando que a Prensa Ibérica "trate um jornal centenário como se de uma mercearia se tratasse".


---

O meu respeito pelo Comércio do Porto (que nunca li) mas que sei ter colaboração com o Blasfémias como pode ser visto aqui. No entanto, a minha pergunta é simples. Após ler esta notícia fiquei a pensar, afinal quem é o proprietário d’ O Comércio do Porto? A Prensa Ibérica ou certos partidos políticos?


No comments: