Pages

Friday, July 29, 2005

Ano de matrícula - 1984

Governo vai criar BI electrónico para veículos

O Governo pretende criar um sistema de identificação electrónica para veículos, arrancando ainda este ano com o concurso para a escolha da tecnologia a utilizar, anunciou, na quarta-feira, o secretário de Estado Adjunto e das Obras Públicas, Paulo Campos.

---

Parece que o Governo não está simplesmente contente com a ideia de implementar uma base de dados genética e decidiu também aplicar essa realidade aos automóveis – Huxley é insuficiente, adicionemos um pouco de Orwell. Argumentos? Os típicos: segurança, desburocratização, civismo Resultados? Maior controlo do Estado sobre o cidadão e um número maior de desculpas para aumentar a despesa pública.

Aprendam porque, ao passo a que as coisas caminham, os liberais não durarão para sempre: a retenção de informação por parte do Estado só beneficia o próprio Estado. Quanto ao cidadão, apenas é prejudicado, quer por uso indevido dos seus perfis quer pelo aumento dos custos governamentais que se reflectem sempre nos impostos e noutras taxas "mais indirectas".

A verdade é que se o próprio Orwell ressuscitasse hoje, morreria novamente. E desta vez não seria de tuberculose.

No comments: