Pages

Friday, March 18, 2011

graças a Deus

Andam por aí a circular notícias de que o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem comunicou hoje o seu veredicto relativamente ao uso de crucifixos em escolas italianas, o qual, segundo este mesmo veredicto, não constitui, afinal de contas, uma violação dos direitos humanos. Pessoalmente, devo dizer que estou extremamente satisfeito com o resultado deste processo jurídico porque há já bastantes meses que tinha distúrbios de sono só de pensar que alguém poderia estar a ser oprimido - e a ver os seus direitos mais básicos violados de forma escandalosa - pela presença totalitária de duas tábuas em forma de cruz penduradas na parede da sala de aula. Agora posso finalmente regressar às minhas boas noites de sono.

Wednesday, March 16, 2011

Saudade (not) III

Lista de nomes proibidos cresce todos os anos
Portugal é o único pais das democracias ocidentais onde os pais não são livres de escolherem o nome dos filhos. A lista de nomes proibidos cresce todos os anos.

Há 2600 nomes proibidos pelo Instituto dos Registos e Notariado. No ano passado foram proibidos mais dez nomes depois de pedidos que os serviços não aceitaram como legais. Outros dez passaram o teste e ganharam o estatuto de nome legal na língua portuguesa.

Abdénago, Irisalva, Kyara, Yuri, Yasmin e Joaninha estão entre os nomes considerados legais. Ritinha, Camões, Adilson ou Jade não são aceites.

Octávio dos Santos quer chamar ao filho Júnior, mas não foi aceite. À TSF, este pai questiona o facto de «ser possível atribuir nomes estrangeiros» e ele «não poder colocar o nome de Júnior que é um nome perfeitamente vulgar». (...)

«No fundo quem está a atribuir o nome ao meu filho é o Estado, não sou eu», lamenta.

Monday, March 14, 2011

Saudade (not) II

Censos 2011 é de resposta obrigatória
A maior operação estatística do país começa na segunda-feira junto da população do território português, com a distribuição dos questionários destinados a recolher dados para os Censos 2011, que são de resposta obrigatória.

Quem não responder aos Censos ou falsificar as respostas incorre numa multa entre os 250 e os 3740,98 euros, tal como o SOL avançou nesta sexta-feira.

Friday, March 11, 2011

Saudade (not)

José Manuel Coelho "troca" PND por Partido Trabalhista

O ex-candidato à Presidência da República José Manuel Coelho anunciou hoje a sua rutura com o PND-Madeira, que acusa de defender “princípios reaccionários”, e a sua filiação no Partido Trabalhista Português (PTP). “O PND não se adapta aos ideais que defendemos (…) Nós defendemos os ideais de Abril, o artigo número um da Constituição (…) e não é isso que o PND defende.

O que eles defendem é um princípio completamente oposto ao nosso, que é o de o Estado Social ser substituído pelo Estado arbitral. Ora, é um princípio reacionário que não aceitamos”, disse, em declarações à agência Lusa.

Para o ex-candidato presidencial, a manutenção no PND-M tornou-se insustentável porque, salientou, “eles não querem arrepiar caminho e além disso não aceitam mais militantes”. “Não temos condições de trabalhar num partido assim. Pela minha parte sou um revolucionário de abril, sou um soldado de Abril, ajudei a fazer este regime e não vamos agora de cavalo para burro”, enfatizou.

“Durante este tempo todo andaram a dizer que já não eram um partido de direita, que eram uma associação de cidadãos, uma associação cívica, mas isso foi só ´para inglês ver´. Agora viram o bico ao prego, dizem que são de direita, que não gostam de comunistas, do 25 de Abril (…) Ora, isso é inaceitável”, acrescentou.

No entender de José Manuel Coelho, ao invés, as “conquistas de abril têm de ser ampliadas” – “Estarmos numa fase de desenvolvimento superior e não podemos passar para uma fase inferior”, disse. “Vou para o Partido Trabalhista, gosto da carta de princípios que eles defendem, mas ainda acho que aqueles princípios têm que ser aperfeiçoados”, acrescentou.